02
Mar 09

No nosso trabalho como tema falamos sobre as Sucessões Ecológicas.Este está dividido em vários subtemas: os Ciclo Biogeoquímicos, os Tipos de Sucessões e as Consequências da Intervenção Humana, e em cada um destes subtemas investigámos, estudamos e desenvolvemos da forma mais completa mas ao mesmo tempo com vocábulos simples.

Achamos que o trabalho está bem apresentado, bem elaborado, com a estrutura que o professor exigiu, e ainda com toda a matéria necessária aos temas e subtemas desenvolvidos.

Nós admiramos muito deste trabalho porque para além de nos enriquecer em termos de matéria é também fruto do nosso trabalho. Por isso esper o que gostem, e que possam tirar ideias para futuros trabalhos vossos.

Apresentação1

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publicado por dom.bacelar às 10:32
12
Fev 09

A nossa apresentação é sobre a Dinâmica dos Ecossistemas. Envolve: - Sucessões Ecológicas - Acção dos líquenes - Ciclos biogeoquímicos Em cada um destes temas desenvolvemos e exploramos subtemas neles envolvidos. Achamos que está bem apresentada mas claro que em alguns aspectos podia estar mais desenvolvido e organizado. Tem uma apresentação agradável que chama a atenção dos outros e também que se pode aprender com ela. Foi mais na parte dos ciclos biogeoquímicos que não conseguimos resumir muito mas mesmo assim percebe-se o que pretendíamos transmitir. Esperemos que gostem...

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publicado por dom.bacelar às 17:06
08
Fev 09

“Os nossos antepassados encaravam a Terra como rica e generosa, o que na realidade é. Muitas pessoas, no passado, pensavam também que a natureza era inesgotável; o que hoje sabemos é que só o será se cuidarmos dela. Não é difícil perdoar a destruição do passado, que resultou da ignorância. Mas, hoje, temos a capacidade e a responsabilidade de a proteger, antes que seja tarde demais.”   Dalai Lama (Prémio Nobel da Paz, em 1989)

 

 Como acabamos de estudar, nos ecossistemas as comunidades alteram constantemente as condições ambientais, podendo tornar o ambiente menos favorável para algumas populações e mais favorável para outras. Em consequência dessas alterações, estas populações podem ir sendo ordenadamente substituídas por outras que se adaptam melhor às novas condições, até se atingir uma situação de equilíbrio duradouro, originando um fenómeno denominado  sucessão ecológica.

No entanto este equilíbrio pode ser destruido por várias causas.  As catástrofes são acontecimentos inesperados que causam grandes prejuízos materiais e/ou humanos. São inúmeros os acontecimentos catastróficos que assolam o nosso planeta.

Usando as várias fontes de informação que a Internet possibilita vais procurar informação de forma a explicares à turma este esquema. Poderás encontrar muita informação, bem sistematizada visitando o sítio do professor Miguel Correia ao qual poderás aceder clicando aqui.

Quando já tiveres reunido informação que consideres suficente e pretendas testar os teus conhecimentos clica aqui para realizares um teste interactivo, ou ainda aqui.  Vais gostar deste tipo de testes....

Bom trabalho.

 

 

 

 

publicado por dom.bacelar às 11:53
09
Nov 08

A nossa actividade acabou e nós tiramos os seguintes resultados:
Em relação ao cacto da zona quente, registamos um aumento de 1cm desde o ínicio da experiência e 0,5cm de grossura, tendo agora 5cm de altura e 3,5cm de grossura.
Relativamente ao cacto da zona fria não registamos nenhum aumento mas o cacto desenvolveu mais picos e uma pequena penugem para se proteger do frio.
Com esta experiência podemos concluir que os cactos são plantas de zonas quentes mas conseguem adaptar-se de modo a protegerem-se do frio.
Espero que tenham gostado de acompanhar a nossa experiência.
Obrigado.

publicado por dom.bacelar às 09:49
06
Nov 08

O relatório obedece ao esquema do V de Gowin.

Principios: A água é necessária ao deenvolvimento das plantas.
Conceitos: Água, plantas, solo e luz.
Material: 6 vasos semelhantes;
                    6 plantas da mesma espécie;
                    terra e água.
Procedimento: 1ºColocar as plantas num vaso com terra;
                    2ºRegar os vasos com quantidades de água diferentes;
                    3ºRegar de três em três dias;
                    4ºPassado duas semanas verificar os resultados.
Resultados:As plantas A e B morreram, as plantas C e D mantêm-se iguais e as plantas E e F estão a morrer.

Conclusão: As plantas A e B não tinham água, por isso permaneceram murchas e acabaram mesmo por morrer; as plantas C e D mantiveram-se iguais porque a quantidade de água era precisa e exacta e por fim as plantas E e F estavam com uma cor amarelada acabando po morrerem. Trabalho realizado por:< Alexandra, Ana, Cátia e Joana

publicado por dom.bacelar às 22:07
27
Out 08

  No dia 27 de Outubro, fomos registar o progresso do trabalho em curso.
  Na planta exposta ao frio, as medidas não mudaram. A altura e grossura continuaram as mesmas.
  Na planta da zona mais quente, reparamos que de altura a planta media mais 0,9cm que no inicio da experiência. Em relação à grossura, registamos um aumento de 0,3cm. No fim da experiência as medidas da planta são de 4,9cm de altura e 3,3cm de grossura.
  Com esta experiência conseguimos concluir que o frio não é favorável ao desenvolvimento das plantas e também que sem as condições necessárias para o desenvolvimento das plantas, não é possível registar-se grandes alterações a nível de desenvolvimento.
  Esta experiência, ajudou-nos a perceber que todos factores são importantes e sem eles não é possível ter vida na Terra.
  Obrigado por terem acompanhado a experiência.
  Espero que tenham gostado.

publicado por dom.bacelar às 18:27
22
Out 08

Vamos usar dois tipos de feijão em que cada tipo será colocado em duas condições de solo.

 

Estes serão avaliados pelo seu crescimento em cada aula com o objrctivo de avaliar o seu desenvolvimento.

publicado por dom.bacelar às 11:33
22
Out 08

Nesta aula tratamos de arranjar a planta com que iremos trabalhar para desempenhar a experiência.

Arranjamos terra e vasos para por as sementes. Uma das plantas vai ser colocada à luz do sol e outra vai ser colocada numa caixa fechada sem luz solar.

Vamos regar e medir estas plantas  para ver o seu crescimento e comparar os resultados. Depois de comparar os resultados vamos ver qual a influência da luz no desenvolvimento das plantas.

publicado por dom.bacelar às 11:08
22
Out 08

Passado uma semana, no goblé da terra reparamos que os feijões ja nasceram, como se vê na fotografia. 

No goble de algodão houve uma pequena alteração.  O algodao mudou de cor e não evoluiu o feijao, o algodão ficou da cor do feijão (cor-de-laranja).

publicado por dom.bacelar às 11:05
21
Out 08

O meio ambiente

Do blog oitavo c retirei o seguinte excerto.

  

Habitualmente define-se ambiente como tudo aquilo que rodeia um dado ser vivo.

    Em biologia, sobretudo em Ecologia, o meio ambiente inclui todos os factores que afectam directamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo - chamados factores abióticos - e os seres vivos que coabitam no mesmo biótopo.

 

Para leres o artigo todo clica aqui.

 

Aconselho uma visita ao ao site do professor Ricardo Leite, para clarificar os conceitos relativos à influência dos factores abióticos nos seres vivos, Para o fazeres basta clicar aqui

Uma consulta que também aconselho é a da forma como a  distribuição dos seres vivos na montanha é influenciada por vários factores abióticos e bióticos do blog do professor Nuno Correia que podes aceder clicando aqui

publicado por dom.bacelar às 18:38
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